Destaques

Acompanhe os nossos destaques

Maritza Rosabal parabeniza Citi-Habitat pelos 30 anos de trabalho em prol da inclusão social

A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, presidiu nesta quinta feira, 15, à abertura da conferência internacional sobre o papel da cooperação bilateral e multilateral no processo de desenvolvimento de base solidária, promovida pelo Centro de Inovação em Tecnologias de Intervenção Social para o Habitat (Citi- Habitat) para assinalar o seu 30º aniversário.

Citi Habitat E

Maritza Rosabal começou por destacar o papel do Citi Habitat, essencialmente na organização urbana e na sustentabilidade ambiental, tornando-se pioneiro nesta área.

“Um dos grandes preceitos desta organização é, precisamente, procurar alternativas tecnológicas que permitem, por um lado, resolver o problema habitacional e, por outro lado, conservar o meio ambiente”, salientou a ministra.

A governante enfatizou, ainda, o meritório trabalho do Citi- Habitat no desenvolvimento de Cabo Verde, com a melhoria das condições de vida das comunidades mais vulneráveis, através de projetos desenvolvidos para a melhoria habitacional, o acesso a água e saneamento e a concessão de microcréditos para a realização de atividades geradoras de rendimento.

Deste modo, a ministra reiterou que o Ministério da Família e Inclusão Social tem criado desde 2017, as condições institucionais, legais, técnicas e financeiras para que ONG’s como o CITI-Habitat possam ampliar a sua capacidade de resposta. Também garantiu a total disponibilidade para continuar os trabalhos/projetos desenvolvidos nesta parceria com as ONG’s.

“As medidas de políticas sociais a serem executadas pelo Governo privilegiam a inserção social em vez da mera subsidiação de risco, o que assenta numa mudança que aposta na construção de parcerias alargadas entre o estado, as cooperações governamentais e não-governamentais, entidades autárquicas locais e as diversas organizações da sociedade civil que simultaneamente, combatem todas as dimensões relacionadas com a melhoria das condições de rendimento e de qualidade de vida”, garantiu Maritza Rosabal.

No final, a tutela da pasta da Família e Inclusão Social parabenizou o Citi-Habitat pelo trabalho desenvolvido ao longo destes 30 anos, com impactos “muito positivos” na vida das populações e em prol da inclusão social.

Esta conferência, que decorre nos dias 15 e 16 de novembro, enquadra-se nas comemorações dos 30 anos do Citi- Habitat e tem como base o objetivo 17 dos ODS – “revitalizar a parceria mundial ao serviço do desenvolvimento durável e reforçar os meios para a sua implementação”.

COPYRIGHT ©2017 - MFIS - Ministério da Familia e Inclusão Social. DESIGNED BY KBlast

Search